Apoio ao projeto OSM nos países do Sul

Capacitação das comunidades locais OSM

Programas de apoio técnico, organizacional e de governação

Conceção e execução de projetos de mapeamento no terreno

Abordagens de baixo custo, reproduzíveis localmente

Melhoria dos geodados no IFL, um IDE de código aberto baseado no geOrchestra

Les Libres Géographes (Os Geógrafos Livres)

Francofonia e países do Sul // OpenStreetMap, software livre e dados abertos // formação – mapeamento no terreno – IDE // baixo custo – replicabilidade // Geocommons


Desde 2010, o nosso coletivo mobiliza os princípios, as ferramentas e as práticas do projeto OpenStreetMap (OSM), do movimento do software livre e dos dados abertos no contexto da ajuda ao desenvolvimento ou da ação humanitária.

O nosso objetivo é apoiar a expansão do projeto OSM nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos (PMD), promover geodados abertos de qualidade e a capacidade local de os criar e utilizar para produzir os bens comuns geográficos necessários a um desenvolvimento territorial harmonioso.

Associação francesa de direito 1901 desde a primavera de 2017, trabalhamos principalmente a partir de dispositivos de capacitação comunitária de contribuintes OSM, na sua maioria jovens, provenientes de organizações comunitárias de base, universidades, espaços de co-working, laboratórios e centros tecnófilos ou já ativos em instituições governamentais, ONGs locais ou internacionais ou organizações internacionais, para que trabalhem em conjunto como uma comunidade geomática.

Inspirados pelo movimento dos bens comuns, disponibilizamos ferramentas colectivas de código aberto e os nossos materiais pedagógicos sob licença livre.

Os nossos projetos


Os nossos bens comuns


Infraestrutura de dados espaciais francófona livre

Apoiar o reforço das capacidades (formação/autoformação) e as iniciativas de partilha de dados geográficos livres no Sul, em conformidade com as práticas e a ética do projeto OSM, o movimento do software livre e dos dados livres e as lógicas da comunidade e/ou da economia social.

Guia da geomática livre e dos dados abertos

Um itinerário de auto-formação que lhe permite estabelecer uma relação com todos os intervenientes no domínio da geomática em torno das práticas e dos recursos do projeto OSM e da sua reutilização na cartografia e nos sistemas de informação geográfica (SIG).

Guia dos Bens Comuns Organizacionais

Kit de recursos organizacionais de licença aberta para apoiar o lançamento e/ou o reforço de estruturas associativas e profissionais, nomeadamente para indivíduos e grupos ativos no projeto OSM nos países francófonos do Sul.

MapContrib Francófono Livre

Instância da aplicação web MapContrib para contribuições temáticas ao OpenStreetMap, implementada por LLg.

Aplicação web multiplataforma lançada sob a licença livre MIT, permitindo a criação de uma interface de contribuição temática OSM, bem como uma interface de apresentação, pesquisa e filtragem de dados temáticos OSM, com a possibilidade de os descarregar em formato GeoJSON.

As nossas notícias


No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.